5 segredos que fazem do sashimi um item especial

COMPARTILHE
5 segredos que fazem do sashimi um item especial

A culinária japonesa está a cada dia conquistando mais brasileiros e quebrando tabus com relação aos seus ingredientes. Por exemplo, muita gente acredita que essa gastronomia milenar conta com uma variedade limitada de pratos e opta por não se deliciar com suas maravilhas. Por acaso, você já experimentou um saboroso sashimi?

Quando se trata de algo novo, o paladar pode exigir algumas tentativas até que você possa realmente se acostumar e perceber o quanto é delicioso. Por isso, o sashimi pode ser uma excelente alternativa para romper essa resistência de uma vez por todas.

Vamos saber mais sobre este que é um dos pratos mais tradicionais da gastronomia oriental? Vem com a gente!

Segredos que fazem do sashimi um item diferenciado

1 – O que é um sashimi?

Vale salientar que esta é uma receita elaborada com a carne de peixe crua em fatias bem fininhas. Normalmente, o ritual de preparação envolve peixes, como o atum ou o salmão.

E lembrando que o sashimi é levado a mesa sem o acompanhamento do arroz, uma vez que abrange apenas a carne crua e algum molho de sua preferência a fim de dar um toque diferenciado.

2 – Esta receita é sempre feita com carne de peixe?

Como citado anteriormente, os pratos tendem a ser elaborados com peixe cru, como atum e o salmão, na maioria das vezes. Mas, também é possível encontrar sashimis preparados a partir de carne de boi e frango. O que não muda em qualquer caso é que a carne deve ser cortada em fatias mínimas.

3 – Como é realizada a preparação de um sashimi?

Enquanto as diversas variedades de sushi contam com a adição do arroz juntamente com o vinagre, a preparação do sashimi é muito mais simples. Isso porque se refere a cortes das tiras do tipo de carne escolhido em tiras extremamente finas.

Quando você opta por consumir o sashimi feito a partir de carne de peixe, é indispensável que sejam peixes frescos sempre. Especialmente, salmão e atum, pois são espécies oriundas de água salgada.

Por isso, é indispensável solicitar esse prato apenas em estabelecimentos devidamente higienizados, confiáveis e sob o comando de profissionais altamente qualificados e experientes. Assim, você terá apenas contato a parte saudável e saborosa desta receita.  

Embora o preparo de um sashimi seja bastante simples, você deve realmente tomar esses cuidados. A partir daí, são feitas fatias de peixe cru, cozido, marinado ou como se preferir, preparado com atum, salmão, peixe branco e até carne de gado ou frango.

É importante salientar que esse prato também pode ser regado com shoyu ou wasabi, conforme a solicitação do cliente ou a moda da casa. Por acaso, você já tem uma preferência?

4 – Molhos que combinam com a peça

sashimi
Molhos que combinam com a peça

O molho é uma opção bastante interessante para proporcionar um toque diferenciado no seu prato oriental. Quando se trata de um sashimi, o ideal é condicionar as suas escolhas a dois molhos bem tradicionais.

Basicamente, você poderá selecionar entre o wasabi (a raiz forte japonesa) e o shoyu (molho de soja). Como acompanhamento perfeito ao seu sashimi, dá para elaborar uma mistura destas duas variedades de molhos. Como?

Bom, você pode preparar o molho shoyu com algumas pitadas de wasabi. A partir daí, você deve molhar uma parte do peixe nesta combinação para ter uma experiência nova com o sashimi.

No entanto, a orientação é que você não mergulhe inteiramente a fatia para não perder o tanto o gosto quanto a textura original do peixe e/ou da carne selecionada na sua receita.

Quer mais uma dica para deixar o seu sashimi maravilhosamente saboroso? Bom, você pode adicionar nabo, pepino e gengibre a receita. Corte esses ingredientes em tirinhas bem fininhas e leve à mesa juntamente com o sashimi.

Além de deixar a decoração do prato ainda mais caprichada, esses três ajudam no processo digestivo de carne crua ao serem consumidos com o sashimis. E vale a pena aderir a esta dica, sobretudo, ao experimentar a culinária japonesa pela primeira vez.

Coloque em prática ou ofereça aos seus amigos que decidiram conhecer a culinária nipônica.

5 – Benefícios de saborear sashimi

Como a maioria das pessoas sabe, a gastronomia japonesa é um dos pilares do estilo de vida dos japoneses. E não por coincidência, o povo nipônico é o que possui a maior expectativa de vida do planeta. Nunca o ditado “você é o que você come” esteve tão correto.

sashimi
Benefícios de saborear sashimi

Mas, existem muitas outras vantagens ao consumir sashimis devidamente preparados por pessoas capacitadas com regularidade. Vamos conhecer os principais benefícios para a sua saúde?

Ômega 3

De modo geral, a culinária japonesa é uma excelente fonte de ômega 3, uma propriedade indispensável para o seu bem estar. Sendo assim, o sashimi também é uma das opções para aumentar a presença de ômega 3 no seu organismo.

Proteínas

O valor protéico de pratos como sashimis e sushis também é muito elevado.

Vitaminas

Vale destacar que o sashimi oferece vitaminas A, B1, B2, B6, niacina e C. Portanto, você tem três excepcionais motivos para degustar desta arte da cozinha oriental sempre que possível!

Sushis, sashimis e as maravilhas da cozinha japonesa a sua disposição!

Agora que você já conhece os cinco segredos que fazem do sashimi algo irresistível e tão saudável, está na hora de ficar por dentro do ritual de preparação e escolha dos ingredientes para o mais tradicional dos pratos orientais: o sushi.

E, por que não levar essas e outras delícias para sua casa na próxima confraternização? Junte seus amigos e familiares e entre em contato com profissionais do Kaza Sushi para transformar sua casa em um verdadeiro restaurante japonês!

 

COMPARTILHE