Comida para veganos: o que a culinária japonesa tem a oferecer?

COMPARTILHE
comida para veganos
Comida para veganos envolve gastronomia japonesa, sim!

Inicialmente, quem está buscando por comida para veganos pode considerar que há inúmeras opções para se alimentar desta maneira na gastronomia japonesa. Isso porque a culinária nipônica utiliza muitas algas, vegetais e outros elementos que constam no cardápio vegetariano.

Há ainda um modelo específico dentro da cozinha do Japão que recebe o nome de sho-jin Ryouri (精 料理), cuja boa parte dos alimentos com características vegana se enquadra.

Vale salientar que a gastronomia do outro lado do mundo é cheia de alternativas saudáveis e as junções com os elementos da natureza são habituais na preparação das receitas.

Por isso, aqueles que optaram por abraçar uma inclinação alimentar vegetariana tem o objetivo de encontrar na culinária japonesa muito além de um sushi vegano. Ou seja, é possível achar um cardápio bem equilibrado e com pratos que agradam a todos os gostos.

Qual é a definição de vegetariano e vegano?

Segundo a definição do Conselho Regional de Nutrição (CRN-3) de São Paulo, vegetariano é o sujeito que retira de sua alimentação todos os tipos de carne, ave e peixes, podendo ou não consumir ovos ou laticínios.

No entanto, a variação de agentes motivadores (religiosa, cultural, ética ou ecológica) resultou na criação de inúmeras linhas dentro do vegetarianismo: o lactovegetariano, o ovovegetariano, o ovolactovegetariano e o vegetariano estrito, este último bem mais conhecido como vegano.

Basicamente, o veganismo não é apenas uma escolha para o cardápio alimentar, mas também um estilo de vida que elimina completamente o uso ou consumo de produto de origem animal. O intuito é fomentar a “libertação animal”, que se refere a não utilização de animais para alimentação, vestuário, lazer, entre outros elementos do dia a dia.

E qual é a comida para veganos? Bom, qualquer item que tenha origem animal passa longe do prato de um vegano, como, por exemplo, os ovos, o mel, o leite, as carnes, os peixes, os crustáceos, entre outros.

Todavia, os veganos comem elementos de origem vegetais, tais como os cereais, os legumes, as verduras, os tubérculos, as raízes, as sementes, os cogumelos, etc.

Em função disto, a gastronomia japonesa se apresenta como uma boa possibilidade de comida para veganos devido à preferência por itens vegetais. Por exemplo, é possível fazer Temaki com abobrinha e o Yassai Lámen com caldo temperado com alho e gengibre.

Como encontrar comida para veganos na gastronomia japonesa?

É importante salientar que a grande dificuldade dos vegetarianos é conseguir manter a variedade de sabores e nutrientes na dieta. Isto é, algo que não se resuma em achar sushi vegano em substituição ao peixe cru, uma vez que a gastronomia oriental também abrange vários frutos do mar, carne suína e ovos.

De acordo com pesquisas científicas, dá para manter o equilíbrio e ajuste nutricional com cardápio vegetarianos, desde que tudo seja muito bem programado e suplementado. A comida para veganos não conta com elementos referentes a vitamina B12, que necessita ser recomposta com alimentos fortificados ou suplementos.

comida para veganos

Deste modo, é essencial pesquisar opções de ingredientes para enriquecer as suas refeições. Na gastronomia japonesa, o vegetariano pode encontrar meio de descobrir variedades de cogumelos, algas e até receitas saborosas de sopa

Assim, é preciso buscar alternativas de ingredientes para enriquecer o cardápio. Na cozinha japonesa, o vegetarianismo pode abrir espaço para a descoberta das variedades de cogumelos comestíveis, algas e diferentes formas de consumir a soja, por exemplo.

Outro dos entraves para uma dieta restritiva ao consumo de carne, pode ser o tempero dos alimentos, uma vez que o caldo dashi (base para o tempero de diversos pratos japoneses) é feito com peixe.

Cozinha japonesa tradicional e dashi

A cozinha japonesa tradicional, também conhecida como washoku, é muito saudável e um dos pilares do estilo de vida com expectativa de vida mais alta do mundo. Essa gastronomia utiliza muitos vegetais, algas, legumes e uma pequena quantidade de proteína de peixe ou carne.

Mas, uma coisa que o vegetariano deve se atentar é a presença do dashi, em várias receitas salgadas. Esse ingrediente conta com flocos de peixes secos ou algas marinhas. O dashi não é colocado em pratos óbvios, como, as sopas, o arroz, picles e os ensopados, mas integra boa parte dos pratos salgados.

Em contrapartida, o Ajinomoto, que é feito a partir de grãos de soja, é bastante utilizado nos temperos para comida para veganos e vegetarianos. Isso significa que o cliente deve explanar a sua opção alimentar e procurar por estabelecimentos que atendem suas preferências de modo justo e suculento.

É possível saborear a gastronomia japonesa com comidas para veganos?

Com a grande diversidade culinária nos dias de hoje, é possível achar alternativas para agradar todos os gostos e bolsos. Por isso, você não precisa abrir mão das maravilhas do outro lado do mundo para encontrar comidas para veganos.

E se, além de se adequar perfeitamente bem as suas opções alimentares, você ainda pudesse ter essa incrível gastronomia oriental a sua disposição em um local familiar e aconchegante? Isso é possível ao contatar o serviço do Kaza Sushi, pois nós levamos a culinária japonesa até o endereço de sua escolha!

Isso significa que você pode marcar um almoço na sua casa, celebrar seu aniversário na sua casa de campo ou ainda confraternizar com seus colegas de trabalho quando bem entender! Afinal, todo dia é dia de criar memórias com pessoas queridas com pratos diferenciados e deliciosos, não é?

comida para veganos

Além disso, os nossos profissionais possuem criatividade e qualificação suficientes para preparar receitas que se adequam à sua preferência, ao mesmo tempo em que oportunizam uma experiência totalmente nova aos seus amigos e familiares.

Não importa a quantidade de pessoas, nós, do Kaza Sushi, estamos prontos para cuidar de todos os detalhes para você a qualquer momento. Seja um evento gigantesco ou mesmo uma reunião íntima. Conte com a nossa expertise para promover uma imersão na cultura japonesa aos seus convidados!

COMPARTILHE