Sushi para iniciantes: como comer com hashi

COMPARTILHE
Sushi para iniciantes: como comer com hashi
Sushi para iniciantes: como comer com hashi

Como comer com hashi? Provavelmente, essa é a maior dúvida para as pessoas que nunca ou quase nunca aproveitam as maravilhas da gastronomia japonesa. O receio de não saber usar corretamente os hashis, famosos palitinhos, pode até dificultar esse primeiro contato.

Mas, calma! Não há motivo para se assustar ou se privar das delícias orientais somente por causa disto. Pode dizer a verdade, este é o seu caso? Então, esse texto foi feito especialmente para acabar com esse problema de uma vez e mostrar como é simples “dominar” esses palitinhos. Vamos nessa?

Como comer com hashi? Confira o nosso passo a passo!

Como comer com hashi? Confira o nosso passo a passo!
Como comer com hashi? Confira o nosso passo a passo!

Reza a lenda que os hashis tem como inspiração o movimento do bico de uma garça. Sendo assim, os “palitinhos” possuem um modo correto de uso, bem como uma série de regrinhas de etiqueta ao longo da refeição. Sem estresse, vamos mostrar tudo a seguir!

Passo 1

Como comer comida japonesa com hashi pela primeira vez pode ser um desafio, você deve começar descobrir a posição dos hashi na sua mão. Tente!

Passo 2

O hashi inferior precisa ficar entre o polegar e o indicador, sempre se sustentando no dedo anelar.

Passo 3

Com os dedos médio, polegar e indicador, é indicado pegar o palitinho de cima, como se tivesse com uma caneta em punho.

Passo 4

Em seguida, é preciso deixar o hashi entre o polegar e o indicador bem seguro, uma vez que o palitinho serve para sustentação. Utilize o polegar para empunhar para baixo, enquanto aproveita para empurrar para cima com o dedo anelar.

Passo 5

Para fazer os movimentos de abrir e fechar com os palitinhos japoneses, você deve mexer somente o hashi de cima com os dedos indicador e médio.

Passo 6

Por fim, você necessita deixar o hashi no sentido do item de baixo. Aprender esses gestos fará com que você possa pegar quantias satisfatórias das receitas deliciosas da culinária oriental. Aos poucos, você vai melhorando e entendendo que não tem segredo nenhum nessa forma de degustar a comida japonesa.

Como separar os hashis sem quebrá-los?

Agora você já está mais ciente de como comer com hashi, certo? Então, este é o momento ideal para descobrir maneiras de separar esses pauzinhos sem quebrar ou danificá-los.

Como citado anteriormente, não é nenhuma missão impossível e nós preparamos algumas dicas para facilitar o consumo até de sushi para iniciantes. Afinal, muita gente acaba cometendo erros antes mesmo de iniciar a refeição, no momento de dividir o par de hashis que vem com o seu pedido.

Isso acontece porque, ao retirar os palitinhos de sua respectiva embalagem, a maioria das pessoas é quebrar tudo ao meio, né? Só que esse não é o jeitinho correto de separar, não. Normalmente, há uma sustentação para deixar os pauzinhos sem que haja contato com a mesa ou com a borda do seu prato.

Sendo assim, o primeiro passo é separar adequadamente o par de hashi. O processo é bem intuitivo. Basicamente, você precisa romper a embalagem pelo topo, soltando as partes que estão totalmente unidas.

A partir daí, essa parte de cima do hashi se torna um suporte para lhe ajudar ao longo da refeição. Simples, não é? Coloque em prática na próxima vez!

Como comer com hashi sem cometer gafes? Dicas do que não fazer!

Como comer com hashi sem cometer gafes? Dicas do que não fazer!
Como comer com hashi sem cometer gafes? Dicas do que não fazer!

1ª Dica

Não fique voando com os pauzinhos. Caso você esteja certo do que vai comer, você não deve ficar levando os hashis de um lado para o outro em cima do seu prato e também não encha o prato todo de uma única vez. Esse gesto é considerado ganancioso e pega muito mal, sendo chamado de sashi bashi.

2ª Dica

Você jamais deve utilizar os hashis para ficar cavando no seu prato. Ou seja, você não deve ficar buscando por determinados ingredientes, priorizando o que já está ao seu alcance.

3ª Dica

Vale salientar que como comer com hashi sem gafe passa por não encará-los como brinquedinhos. Isso porque você não deve ficar apontando os palitinhos quando está conversando com um amigo. Essa é uma tremenda gafe!

4ª Dica

Além disso, você também não deve esfregar os hashis logo depois de dividir, pois esta é uma prática de que você considera que esses utensílios são de qualidade baixa e inúteis para sua refeição.

5ª Dica

Jamais se deve cruzar os pauzinhos, quando for guardá-los é indicado colocar ao lado do prato. Jamais manter o par cruzado, não se esqueça!

6ª Dica

Procure não mexer os hashis na sua sopa. Quando você toma essa atitude, dá a entender que está numa tentativa de limpeza. O fato é que esse movimento é até comum em uma sopa que não se dissolve com facilidade. Mas, se mantenha firme!

7ª Dica

Você também não deve usar o hashi para agitar os pratos ou recipientes que comportarem a sua refeição. Isso é visto como um ato de má educação.

8ª Dica

No fim das contas, você pode adotar um elástico nos palitinhos para facilitar a sua utilização nas primeiras tentativas. Fica mais simples, vale a pena tentar!

Agora que você já sabe como comer comida japonesa com hashi, que tal testar os seus conhecimentos e ainda se deliciar com as maravilhas orientais? Afinal, todo dia é dia de experimentar novos sabores, sobretudo, oriundos de uma culinária milenar como é a culinária japonesa!

Mas, será que ainda há quem esteja com aquele receio de cometer algum erro em público? Nós, do Kaza Sushi, temos uma última e sensacional dica. Saiba como superar esse medo da comida japonesa com serviço à domicílio, clicando aqui! E, claro, entre em contato com a nossa equipe e permita que apresentemos essas receitas fenomenais a você e seus convidados na sua casa, casa de praia, escritório ou onde preferir!

COMPARTILHE