Culinária Japonesa – Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade

COMPARTILHE
Culinária Japonesa, Unesco, Washoku, comida japonesa, Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade
Culinária Japonesa, Unesco, Washoku, comida japonesa, Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade

Em 2013, a Comida Tradicional Japonesa (Washoku) foi alçada a outro patamar mundialmente. Isso porque a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) concedeu a gastronomia do país oriental à honraria de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Com o título de Patrimônio Intangível, se consolida ainda mais a necessidade de conservar os costumes e as tradições de todos os povos. Afinal, os bens passados de geração a geração são a base da compreensão e valorização de uma cultura, resistindo ao tempo e até as mudanças sociais.

O fato é que o Washoku (Comida Tradicional Japonesa) é o conceito japonês para denominar a sua culinária tradicional, ou seja, uma refeição equilibrada, saudável, repartida com entes queridos e que fomente os laços afetivos. É algo que está cravado na cultura japonesa e não se limita a questão alimentar.

Existe uma grande relação social com o talento, o capricho na preparação, a forma de elaboração do prato e todas as convenções na hora de servir e comer os alimentos. Além disso, a gastronomia japonesa não se preocupa apenas com o prato bem feito e apreciado.

Mas, tradicionalmente pensa no meio ambiente e na utilização consciente dos elementos naturais, usufruindo os recursos conforme o lugar e a época. Por tudo isso, a comida japonesa se expande a cada dia e já é uma das mais apreciadas em todo o planeta!

Veja apresentação sobre Washoku feita pelo Primeiro Ministro do Japão, Abe Shinzo, após o anúncio do título de Patrimônio Cultural Intangível

Preocupação com a combinação dos sabores

O Japão se encontra cercado por mares. Sendo assim, é extremamente compreensível que a sua gastronomia tradicional seja formada por peixes e elementos marinhos, como, por exemplo, o camarão, as algas, os crustáceos, entre outros.

As carnes, o macarrão e as aves também estão presentes neste cardápio de alta qualidade, mas em menor proporção. Em compensação, o arroz branco é um ingrediente indispensável no prato dos japoneses e pouquíssimas receitas seriam tão saborosas sem a sua participação.

Além disso, a Washoku também leva em consideração a sazonalidade das estações do ano. Tudo isso para tirar o melhor proveito nutritivo dos ingredientes, bem como de sua elegância.

Há um capricho extremo no momento de preparar as refeições, visando a mescla perfeita dos sabores e a confecção de um prato primoroso também visualmente. Tradicionalmente, a culinária japonesa se dedica a ser irresistível tanto para o paladar quanto para a visão de seus admiradores.

Comida japonesa
Comida japonesa recebeu título de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade

Os cortes precisos, as tonalidades diversificadas e a grande variedade de ingredientes que fazem parte de uma única receita, recebem ainda a companhia de flores colocadas em arranjos, porcelanas impecáveis e uma organização primorosa.

Consequentemente, nunca se resume a comida japonesa. Mas, se transforma em uma verdadeira imersão nesta cultura milenar e fascinante. E o Kaza Sushi valoriza todos esses requintes de tradição do povo japonês.

Sendo assim, o nosso cardápio não possui os “sushis americanizados”, ou seja, receitas que fogem ao padrão da comida do Japão ao levar chocolate, goiabada e até cream cheese!

A prioridade da nossa equipe é prestigiar o peixe, os frutos do mar como todo o zelo na elaboração de apresentação dos pratos, como devidamente prezam os costumes japoneses. Tudo isso para oportunizar ao nosso cliente uma experiência completa de contato com o Washoku, a tradicional gastronomia japonesa.

Comida japonesa e o status de Patrimônio Cultural Intangível

A categoria de premiação de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade ou Patrimônio Oral ou Imaterial da Humanidade foi desenvolvida pela UNESCO no ano de 1997. Esse status tem a missão de identificar e zelar para as futuras gerações, o que não é considerado material, o intangível.

Isso se refere aos costumes, as formas de fazer, maneiras de se expressar, os valores, as comemorações, os ritmos musicais, as lendas, o folclore e, obviamente, a gastronomia de um povo. Foi, justamente, neste último quesito que a comida japonesa foi aclamada no dia 4 de dezembro de 2013.

A UNESCO traduziu a gastronomia do Japão como uma marca da variedade cultura e prova da criatividade infinita do ser humano. Além do Washoku, a culinária mexicana, a francesa, a dieta do Mediterrâneo da Grécia, Itália, Marrocos e Espanha e o kashakar da Turquia já receberam esse título.

Culinária japonesa
Culinária japonesa se destaca pelo detalhismo desde a elaboração até apresentação do prato

No Japão, essa resolução da UNESCO representou uma virada no orgulho nacional. Isso porque a tragédia do tsunami dois anos antes mexeu demais com a confiança da população, que precisou superar ainda o problema de vazamento radioativo Usina Nuclear de Fukushima.

Essa valorização da comida japonesa tradicional chegou como um alento para à todos os envolvidos com o setor gastronômico. Afinal, a cozinha do Japão sempre foi conhecida globalmente como uma das primorosas em sabores e experiências.

Prova disto é que Tóquio é conhecida como “capital gastronomia do planeta” com diversos restaurantes premiados com três estrelas no Guia Michelin. Essa quantidade é superior a soma de outras cidades! O Guia Michelin é um guia turístico publicado pela primeira vez em 1900, sendo referência de qualidade.

Desfrute das maravilhas da comida japonesa no Kaza Sushi!

Sem sombra de dúvida, a gastronomia tradicional japonesa merece todas as honrarias que recebeu da UNESCO e de outras entidades espalhadas pelo mundo. Afinal, trata-se de uma culinária diferenciada, equilibrada e é um dos segredos para a longevidade entre a população oriental.

E, você tem o hábito de sair para desfrutar destes pratos milenares? Se a resposta for negativa, você não faz ideia do que está perdendo com estas receitas extraordinárias e que atendem a todos os gostos.

Conheça maravilhas da comida japonesa no Kaza Sushi!
Conheça maravilhas da comida japonesa no Kaza Sushi!

Aproveite a oportunidade para quebrar a sua rotina de uma vez ao saborear uma refeição impecável e no ambiente que você se sente mais à vontade. Isso mesmo! Nós, do Kaza Sushi, estamos preparadíssimos para levar todas as maravilhas da Washoku (Comida Tradicional Japonesa) ao local de sua preferência!

E não vamos apenas preparar as receitas na sua frente, não! A nossa equipe permanece a disposição para explicar todos os detalhes da elaboração tanto da refeição quanto de sua apresentação. Tudo para que você tenha e proporcione aos seus convidados uma verdadeira imersão cultural do primeiro ao último minuto do seu evento!

COMPARTILHE