Conheça os melhores ingredientes para sushis mais saborosos

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Conheça os melhores ingredientes para sushis mais saborosos
Conheça os melhores ingredientes para sushis mais saborosos

Sem sombra de dúvida, o sushi é o prato japonês mais famoso entre os brasileiros. Mas, você sabe quais são os ingredientes para sushis ou como fazer sushis tradicionalmente? Apaixonados pela culinária nipônica ou apenas quem consome esporadicamente já devem ter pensado a respeito, não é?

Vale salientar que o sushi, em japonês: 寿司, 鮨 ou 鮓, se refere a uma receita que conta com origem em um modo de preparo de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado.

O sushi, no estilo atual, possui mais de dois séculos de legado. No começo, o prato era comercializado em barado com molho de vinagre, sal e açúcar, mesclado com alguma espécie de peixe ou frutos do mar, ovo ou vegetais.

Lembrando que o costume japonês é servir junto com o wasabi. Isto é, a pasta de raiz bastante forte. A maneira tradicional de como fazer sushis é com fermentando o peixe e o arroz, conservados com sal, através de um procedimento oriundo do Sudeste Asiático.

O termo sushi se trata de método gramatical arcaico, que quer dizer risoto japonês e que já caiu em desuso. Hoje em dia, a palavra quer dizer “é azedo” em uma referência às raízes históricas do alimento fermentado.

Do tradicional ao atual: como fazer sushis?

O método por trás da fermentação do peixe enrolado no arroz é que o vinagre gerado através da fermentação do arroz converte a proteína do peixe em aminoácidos. Isso oportuniza um dos cinco paladares básicos, conhecido como “umami” em japonês.

O processo mais antigo de como fazer sushis no Japão, o Narezushi, ainda se assemelha bastante a esse método. No Oriente, o Narezushi se desenvolveu e ganhou o nome de “Osshizushi” e, por fim, passou a ser “Edomae Nigirisushi”. Este é o alimento reconhecido no globo inteiro somente como sushi.

Nos dias de hoje, o sushi japonês tem poucas similaridades com o tradicional prato de arroz lactofermentado. No começo, quando o peixe fermentado era retirado do arroz, somente o peixe era comido e o arroz acabava jogado fora.

O Funazushi, de sabor e aroma acentuados, um estilo de Narezushi produzido perto do lago japonês Biwa, é o que mais se aproxima da maneira consagrada de preparação do sushi fermentado.

Começando na Era Muromachi, entre 1336 e 1573, o vinagre foi inserido na receita peixe-arroz, a fim de conceder um gosto melhor e um período de conservação maior. Assim, o vinagre elevava o espaço de tempo de armazenamento, permitindo que procedimento de fermentação se abreviasse.

Nos séculos seguintes, a forma de como preparar Sushi de Osaka evoluiu para o Oshi-Suzhi. Os frutos do mar e o arroz eram sempre prensados, utilizando uma esteira de bambu. Na metade do século 13, esse método se propagou até Edo, onde se localiza Tóquio na atualidade.

Vale salientar que o modo contemporâneo de como fazer sushis foi criado por Hanaya Yohei (華屋与兵衛; 1799–1858) no final da era Edo. Essa era uma técnica primitiva de fast food não fermentada, uma vez que era feita em tempo recorde e ainda poderia ser saboreada nas ruas ou espetáculos.

Nesse período histórico, esse modelo de sushi recebeu o nome de Edomae Sushi, já que era preparado com peixes frescos apanhados em Edomae, a atual Baía de Tóquio. Embora nos dias de hoje, os peixes não venham mais deste local, o sushi daquela região ainda é chamado de Edomae Nigirizushi.

Qual o poder dos ingredientes para sushis?

Os principais ingredientes do sushi tradicional são o peixe e o arroz, que contam com índice mínimo de gordura, elevada taxa de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais e Ômega-3.

No entanto, isso não acontece com a maneira de preparar o prato ao estilo ocidental, quando se colocam itens não tradicionais. Por exemplo, é possível encontrar receitas no Brasil com o abacate, o creme de queijo e até com maionese. Esses não são habituais ingredientes para sushis.

Qual o poder dos ingredientes para sushis?
Qual o poder dos ingredientes para sushis?

É importante ressaltar que o peixe, o tofu, os ovos, os frutos do mar e tantos outros recheios tipicamente utilizados no sushi contam com incrível valor protéico. Os minerais e as vitaminas são achados em grande parte dos vegetais e dos frutos do mar adicionados na receita.

Entre outros ingredientes dos sushis saudáveis estão a carne de camarão, que é uma excelente fonte de cálcio e iodo. Enquanto a carne de salmão é rica em vitamina D. O nori e gari também contam com alta quantidade de nutrientes.

Outros vegetais enrolados, juntamente com o arroz, também fornecem inúmeras vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo humano. E os carboidratos, por sua vez, são consumidos com o arroz e os vegetais em quantidade satisfatória.

Tipos de sushis

Agora que você já conhece os ingredientes para sushi e até as maneiras de como fazer sushi ao longo de sua história, está na hora de descobrir todos os tipos de sushi para chegar ao seu favorito, não é? Então, vamos lá!

  •         Makizushi (sushi enrolado)
  •         Futomaki (rolinhos grandes)
  •         Hossomaki (rolinhos finos)
  •         Kappamaki (Hossomaki de pepino)
  •         Tekkamaki. (Hossomaki de atum)
  •         Temaki (enrolado à mão)
  •         Uramaki (enrolado ao contrário).
  •         Oshizushi (sushi prensado).
  •         Nigirizushi (sushi feito à mão). 握り寿司.
  •         Gunkanzushi (sushi “navio de guerra”).
  •         Inarizushi (sushi recheado).
  •         Chirashizushi (sushi espalhado).
  •         Edomae chirashizushi (sushi espalhado no estilo Edo).
  •         Gomokuzushi (sushi no estilo cansai)

Kaza Sushi leva os melhores ingredientes para Sushis!

Não dá sequer para pensar em se alimentar dia após dia com o mesmo cardápio, não é? A variação é indicada para melhorar a sua qualidade de vida, inclusive na hora das refeições.

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