Passo a passo para levar a deliciosa barca japonesa para sua mesa

COMPARTILHE
Passo a passo para levar as barca japonesa para sua mesa
Passo a passo para levar as barca japonesa para sua mesa

A comida japonesa está caindo vez mais no gosto dos brasileiros em função de sua variedade, sabor e benefícios para o corpo e mente. Sendo assim, quem prova a culinária nipônica acaba se rendendo as suas maravilhosas receitas. E uma das principais tradições da culinária nipônica é servir os alimentos em barcas. E você já provou uma barca japonesa?

O fato é que a apresentação deste prato é um espetáculo à parte. Com um design diferenciado e servido realmente em um barco, você poderá se deliciar com tudo a base de sushi, sashimi e muita salada. No entanto, existem variações e até adaptações para agradar a todos os paladares.

Sendo assim, é possível solicitar rolinhos primavera, Shimeji, Wasabi, Temaki, salmão grelhado, filés de salmão, atum e até acompanhamento com shoyu. Tudo depende de sua preferência e também do local escolhido para a sua refeição.

O que não muda é o visual extremamente atrativo e o sabor impecável. Em função destas características, a barca japonesa faz muito sucesso entre os brasileiros.

De acordo com especialistas na área de gastronomia, esse é um dos pedidos favoritos entre os casais ou as turmas de amigos. Afinal, uma barca de tamanho médio e/ou grande pode ser consumida tranquilamente por duas, quatro e até mais pessoas.

Portanto, essa opção culinária se transforma em um pedido bastante viável entre os adoradores da comida japonesa. Isso porque o prato pode ser compartilhado, bem como o seu preço ao final da refeição. E isso acaba por facilitar o consumo deste e outros pratos japoneses com mais freqüência.

Mas, você quer aprender a criar sua própria barca japonesa? O primeiro passo é memorizar a ordem do passo a passo! Aqui, vamos considerar uma barca com sushi, certo?

  •         Preparo do arroz
  •         Preparo do peixe
  •         Recheio
  •         Montagem dos rolinhos
  •         Sashimi
  •         Decoração do prato

Passo a passo para uma deliciosa barca japonesa de sushi

barca japonesa de sushi
Como fazer uma barca japonesa de sushi?

Passo 1

Coloque o arroz para cozinhar e já vai lavando as verduras e legumes para a decoração. Por exemplo, você pode selecionar alface, salsa, cebola e pepino.

Passo 2

Aqui você vai preparar o biffun, um tipo de macarrão japonês, que pode ser trocado pelo nabo para ser usado como apoio do sashimi.

Ferva um litro da água, apague o fogo e mergulhe o buffon. Espera dois minutos e dá um choque na água gelada. Deixe escorrendo até montar o prato.

Passo 3

Em seguida, você deve picar a cebolinha muito fininha, que servirá para decorar o sushi. Faça os corte no sushi da maneira desejada e se lembre de tirar os excessos de gordura. Depois separe o que for usar de salmão para sushi e o sashimi.

Passo 4

Quando o filé estiver bem dourado, é hora de cortar em tirinhas. A essa altura o arroz já está pronto e é só começar a enrolar. Uma dica é iniciar pelo uramaki, espalhando o arroz por toda a alga até ficar bem fofo.

Adicione os outros ingredientes, arraste para trás e tombe para frente bem rápido. Em seguida, basta inserir o recheio! Não tem erro.

O hossomaki fica bem visível dentro da barca, sendo que você pode cortar em seis pedaços como se faz tradicionalmente no Japão.

Como só falta o sashimi, você pode fazer um leque com pepino para decorar. Tudo é bem simples, desde que a sua faca esteja bem amolada. Tente fazer bem finino e uniforme até o fim do corte.

A alface vai servir de guarnição ao sashimi e só precisa ser cortado em cruz. Não tem mistério.

Passo 5

Agora, você deve se concentrar no pedaço de salmão que tinha sido reservado ao sashimi. A dica é cortar em cima da alface, isso vai ajudar na hora de decorar o prato.

Dá até para reduzir as fatias do sashimi, visando criar a rosa que será um dos pontos altos da sua barca. Você deve fazer uma fileira de sashimis e, posteriormente, começar a enrolar. Simples, não é? Está pronta a sua rosa!

Passo 6

Agora que está tudo preparado, é só montar. Sabe o arroz? Prepare uma caminha com ele para o seu sashimis.

O Uramaki já pode vir em seguida. Neste momento, você já deve pensar o melhor lugar para colocar a sua rosa, sem se esquecer de preparar uma caminha também para comportá-la adequadamente.

E com a salsa crespa você vai tapar todos os buraquinhos de sua barca. Pronto, agora é só se deliciar com a sua própria barca japonesa!

8 variações deliciosas de barca japonesa para sua mesa

Se a culinária japonesa passou por algumas alterações ao ser abraçada pelos brasileiros, é normal que as suas receitas também ganhem novas versões no território nacional. E isso está acontecendo com a famosa barca japonesa!

De uns tempos para cá, as barcas de comida japonesa estão fazendo o maior sucesso. E a com mente extremamente fértil, era de se esperar que novas alternativas chegassem até esse prato tradicional! O brasileiro passou a colocar diversos ingredientes dentro do barquinho. Dá para acreditar? Então, vamos conferir essa lista!

1 – Barca de cachorro quente

2 – Barca de hambúrguer

3 – Barca de bolo

4 – Barca de açaí

5 – Barca de pizza

6 – Barca de brigadeiro

7 – Barca de churros com açaí

8 – Barca de fondue

Rodízio japonês em casa com barcas japonesas!

barca japonesa de sushi
Barca japonesa e o rodízio em casa

Agora que você já está por dentro da tradição e até mesmo das novas variedades de barcas japonesas, por que não darmos o próximo passo? Como assim? Vamos explicar tudo!

Você pode até se deliciar com esse mix de alimentos que são preparados em uma barca, mas por que parar ai? Afinal, a ideia é descobrir todas as maravilhas da gastronomia japonesa e compartilhar com seus amigos e familiares.

Com um rodízio japonês em casa, você constrói o clima perfeito para quebrar até mesmo a resistência daquele seu amigo que acha que “comida japonesa é só peixe cru”. Fala a verdade, você vai surpreender os seus convidados, não é?

E para fazer com que esse acontecimento seja inesquecível tanto para você quanto seus entes queridos, basta chamar os serviços do Kaza Sushi! Nós cuidamos de tudo, enquanto você pode curtir o seu evento!

 

COMPARTILHE