Sushi em casa: dicas para impressionar seus convidados

COMPARTILHE
Aprendendo a fazer sushi em casa sem mistério
Aprendendo a fazer sushi em casa sem mistério

Todo mundo sabe que a culinária japonesa é muito saudável e oferece inúmeros benefícios que são os pilares da longevidade de seu povo. Além disso, são pratos saborosos e com um verdadeiro ritual de preparação. Mesmo que você faça o sushi em casa, esta será uma experiência de imersão na cultura nipônica.

Afinal, há uma série de padrões e normas que devem ser respeitadas para servir uma refeição japonesa típica. Ficou difícil? Calma! Você não necessita ser um perito na produção de sushis ou sashimis para impressionar os seus amigos na próxima comemoração.

No entanto, aquela ajudinha extra sempre é bem-vinda, né? Mesmo que a gente esteja do outro lado do mundo, é sempre bacana dar um clima oriental ao seu evento. E você nem vai precisar se cansar demais tanto na decoração quanto na cozinha. Vamos descobrir juntos como fazer sushi na sua casa?

Aprendendo a fazer sushi em casa sem mistério

Inicialmente, você pode colocar algumas almofadas ao redor de uma mesa baixa. Afinal, essa mesinha de centro de sala é perfeita para ambientar a sua reunião com sushi em casa. E a preparação da receita? Esse é o próximo passo, então, vamos iniciar com dicas para preparar o arroz do sushi!

Arroz para o seu sushi em casa

Vale salientar que essas dicas são específicas para arroz no fogão, correto? Você deve separar os seguintes ingredientes:

4 xícaras de arroz para sushi

4 1/4 xícaras de água

1 panela de fundo triplo

Passo 1

Inicialmente, é preciso lavar o arroz, deixar a água escorrer totalmente e botar na panela. Sim, você não vai deixar o arroz secando e tampouco peneirar! Em seguida, coloque a água no fogo bem baixinho.

Passo 2

Espere cerca de meia-hora sempre com a tampa. É essencial não erguer a tampa durante esse período, mesmo que passe a tremer. Isso porque o arroz vai ser preparado em uma pressão bem leve a partir da evaporação mínima e isso não deve ser paralisado.

Passo 3

Em seguida, você deve retirar a tampa e colocar uma colher até tocar o fundo da panela. Se nenhuma bolha de água subir e a colher ficar retida ao fundo, tudo está pronto. Cubra de novo, apague o fogo e permita descansar por até 10 minutos para finalizar o cozimento.

Passo 4

Tire o arroz e leve, ainda bem quentinho, para um recipiente amplo de sua preferência. Este é o momento de adicionar o tempero adequado ao arroz do seu sushi em casa, o Su. Esse elemento é realizado com 3 itens básicos: sal, açúcar e vinagre de arroz.

Você deve botar uma xícara de su bem lentamente. Com uma espátula, o ideal é realizar movimentos bem apressados e jamais em círculos. Pode soar estranho para nós, só que o gesto correto é cortar o arroz, imaginando estar de posse de uma espada.  

Essa ação é fundamental para quebrar qualquer tipo de barreira. Após o Su e o arroz estarem bem misturadinhos, você pode deixar esfriar por um bom tempo. Isso é fundamental ao arroz para não ficar grudento ao ser levado à mesa.

Escolhendo os ingredientes para sushi em casa

Após deixar o arroz para sushi na sua casa, você deve adquirir os outros ingredientes. Aqui vai uma lista bem simples e dá para produzir adequadamente nas suas primeiras tentativas.

sushi em casa
Como fazer sushi em casa?

Arroz para Sushi: você pode usar grãos curtos ou longos. Vai de sua preferência.

Algas: você vai necessitar das algas para enrolar o seu prato, o ideal é achar alguma da variedade Nori. Assim, é importante buscar algumas que tenham os temos “yakinori” ou “yaki sushi nori” no pacote.

Vinagre de arroz

Sal

Açúcar

Gergelim

Cream Cheese

Shoyu

Gengibre

Wasabi: a famosa raiz forte para dar aquele gostinho especial.

Frutos do mar: os ingredientes que você está pensando em reservar para o recheio, por exemplo: o atum, o salmão, o camarão, o Kani Kama.

Sake Mirin e a Alga Konbu: esses dois elementos são opcionais.

É importante que você faça alguns cálculos para comprar tudo na medida certa, de acordo com o número de convidados que vão prestigiar a refeição oriental. Assim, você poderá fazer sushi em casa na proporção exata.

Passo 5

A preparação dos ingredientes é bem variada. Isso porque alguns elementos necessitam ser cozidos, como você observou anteriormente com o arroz. Enquanto outros ingredientes necessitam ser somente manipulados, bem como as frutas, os legumes e o peixe escolhido para o seu sushi.

Passo 6

Chegou o momento de fatiar e enrolar! Neste momento, você carece ter um pouquinho de habilidade nas mãos para dar conta de tudo. Caso seja a sua primeira experiência fazendo o sushi em casa, fique bem calmo (a)! É bem normal que as peças fiquem ligeiramente tortas.

Todo mundo já passou por isso. Siga em frente e, aos poucos, você verá a melhora no seu ritual particular de preparar uma comidinha japonesa caprichada. Fique tranqüilo e se divirta!

Passo 7

Este é o passo final e pode ser repetida a mesma técnica usada na hora de fazer o recheio dos seus rolinhos. A última dica é apenas cortar de maneira mais grossa, assim, você estará com o sushi prontinho para degustação.

Preparar sushi em casa ou contratar Buffet de comida japonesa?

Inúmeras pesquisas já mostraram que cozinhar pode nos auxiliar a relaxar e aliviar a tensão do cotidiano. Mas, é comum que você não tenha todo tempo do mundo para preparar sushi em casa e reunir os amigos com a freqüência desejada, né? Então, a melhor escolha é contratar serviço de comida japonesa para seus eventos?

sushi em casa
Se não estiver com disposição para preparar, Kaza Sushi está a sua disposição

E se a gente apresentasse uma solução que mistura o ritual do sushi em casa com o profissionalismo de um Buffet de comida de japonesa? Isso pode estar ao seu alcance ao solicitar a ajuda do Kaza Sushi, afinal, nós nos comprometemos a levar as maravilhas da culinária oriental para o endereço de sua preferência.

Assim, quando você não estiver tão disposto para preparar, mas com vontade de degustar o sushi na sua casa cercado por pessoas queridas, basta entrar em contato e solicitar nossos serviços! Estamos à disposição para tornar esses momentos ainda mais memoráveis, afinal, todo dia é dia de saborear pratos maravilhosos e saudáveis, né?

COMPARTILHE