Truques para preparar o Temaki perfeito

COMPARTILHE
temaki
Você encontra o temaki ideal e outros pratos japoneses no Kaza Sushi!

Não é novidade para ninguém que o povo brasileiro é cheio de criatividade, não é? Nós somos tão inventivos que acrescentamos o nosso jeitinho em praticamente tudo, inclusive na gastronomia japonesa. Neste caso, você sabia que já criamos até uma receita de temaki de estrogonofe? Isso mesmo!

No entanto, a culinária japonesa possui uma tradição milenar e prima pelos rituais desde a escolha dos ingredientes até a montagem do prato a ser servido. E esse cuidado também se estende no preparo do temaki, um dos pratos mais famosos no Brasil.

Ao mesmo tempo em que desperta tanto a adoração dos brasileiros, o temaki também já ganhou aquele toque nacional. E, por isso, esta é uma das preferências das pessoas que desejam se aventurar na cozinha, para preparar esse prato em casa para agradar aos familiares ou amigos. Este é o seu caso? Então, esse texto foi feito especialmente para você. Vamos lá?

Como fazer temaki? Confira o passo a passo!

Como fazer temaki? Confira o passo a passo!
Como fazer temaki? Veja como preparar!

1 – Antes de ir para a cozinha, conheça a história do temaki

Entender a tradição em torno da receita de temaki é o primeiro passo para se transformar em um sushiman de respeito, mesmo que esteja seja apenas um passatempo seu.

A história do temaki começou por volta do século 19, quando quiosques de sushi ficaram famosos em Edo, localidade que viria a ser capital Tóquio. Esses quiosques podem ser considerados como “restaurantes populares” da época e sempre estavam repletos de clientes.

Sendo assim, nem todo mundo conseguia chegar perto do balcão para se deliciar com os sushis. Para não correr o risco de perder esses consumidores, os sushimans passaram a enrolar os sushis em cones feitos com algas e repassavam as pessoas.

As algas foram a melhor maneira encontrada pelos quiosques para assegurar que o sushi fosse degustado sem os hashis, os famosos pauzinhos japoneses. Neste começo, a receita do temaki era bem diferente da atual e tampouco o visual era parecido. Os rolinhos de alga eram feitos no formato de charutos.

Com relação ao molho shoyu, este ficava depositado em bacias comunitárias em cima do balcão. Somente na década de 1920, os temakis receberam a forma de cone. Além de ser mais prático, essa versão também assegurava que o shoyu não seria desperdiçado e sequer sujaria os clientes.

Sendo assim, esse prato se transformou em entrada nos restaurantes e nas confraternizações. Mas, o modo de como fazer temaki ainda adotava o restava da preparação tradicional dos sushis. Nas festas, os anfitriões colocavam os ingredientes a mesa para que os próprios convidados se servissem. Por aqui, o temaki caiu definitivamente no gosto dos brasileiros a partir dos anos 1980.

2 – Arroz para temaki: prazer, shari

Você conhece o shari, o arroz de temaki? Provavelmente, sim. Só que você pode não saber um jeitinho para prepará-lo com o tempero e as quantias certas. Quer conferir um passo a passo?

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

2 xícaras de chá de arroz japonês;

2 xícaras de chá de água;

2 colheres de chá de sal;

2 colheres de sopa de açúcar;

4 colheres de sopa de vinagre suave.

Modo de preparo:

Inicialmente, você deve lavar muito bem o arroz até que fique transparente.

Ponha o arroz para escorrer em um recipiente por até meia-hora na temperatura ambiente.

Em seguida, bote o arroz e a água em uma panela com tampa no fogo alto até atingir o ponto de fervura.

Quando ferver, você deve baixar o fogo por cinco minutos. Posteriormente, desligue o fogo e deixa a panela tampada por mais 15 minutos.

Como temperar o arroz de temaki?

Isso também é muito simples. O primeiro passo é deixar o arroz em um recipiente qualquer de vidro ou madeira, mas nunca de metal.

Logo após, você deve colocar o vinagre, o açúcar e o sal. Com uma colher de madeira ou silicone, mexa o arroz com gestos circulares e de corte.

Com a ajuda de um abanador ou da própria tampa da panela, comece a esfriar o arroz a fim de que o tempero faça o seu efeito.

Por fim, coloque um pano umedecido por cima do arroz e espere esfriar. Pronto, o shari está feito!

3 – Tenha os utensílios certos

Muita gente pensa que apenas porque a receita do temaki é enrolada com a mão, não vai necessitar de utensílios. Mas, se engana. Como visto anteriormente, é indispensável contar com peças certas, como a panela não metálica na hora de temperar o shaki.

Isso acontece porque o ritual de cada prato na culinária japonesa deve ser seguido adequadamente, visando alcançar o gosto desejado. Por isso, você nem deve utilizar perfumes ou cremes com aromas muito fortes durante o preparo, uma vez que o arroz é delicado e pode absorver esses cheiros, comprometendo a sua experiência culinária.

4 – Comece pela receita de Temaki mais fácil

É normal que a gente tenha aquela vontade de começar a nossa pequena aventura na cozinha com receita de temaki predileta, né? Mas, aqui cabe uma pequena dica. Fechar o temaki é algo muito tranqüilo até para iniciantes quando não é utilizado nenhum recheio.

Comece pela receita de Temaki mais fácil
Comece pela receita de Temaki mais fácil

Em situação oposta, o resultado é desastroso. Sendo assim, comece com elementos bem firmes e com quantidade mínima, como, por exemplo, pepino e kani. Aos poucos, você vai melhorando a sua técnica e pode aumentar a quantia, tentando com peixes.

Gradativamente, você vai se aprimorando como fazer temaki. Calma, isso é muito normal e demanda paciência, determinação e repetição. Sem estresse. Afinal, a ideia é aproveitar esse momento para se divertir, não é?

5 – Tempo é qualidade

Por fim, você só deve fazer o temaki quando estiver na hora de servi-lo. Isso porque o prato precisa ser degustado prontamente, senão o nori perde a sua qualidade característica. Assim, deixe separadinho os temakis com frutas daqueles com peixe cozido ou fresco, uma vez que o ideal é deixá-los esfriar.

temaki
Você encontra o temaki ideal e outros pratos japoneses no Kaza Sushi!

Isso significa que você estará se esforçando na cozinha para dar conta de todos os detalhes da receita do temaki, enquanto os seus convidados aproveitam a comemoração. É este mesmo o seu plano?

Agora que você viu que não é tão fácil preparar um bom temaki para receber seus amigos e familiares, talvez a solução seja pedir ajuda profissional, não é? E, nós, do Kaza Sushi, temos um menu delicioso para satisfazer a todos os paladares e permitir que você relaxe e saboreie junto aos seus entes queridos a qualquer da semana no conforto da sua Kaza.

 

COMPARTILHE